Se você está pensando em comprar um carro novo, não compre um fabricado pela HYUNDAI. Os anúncios veiculados na TV e nas revistas semanais são todos mentirosos, produzidos para enganar os desavisados. Veja abaixo alguns links que expõem o descaramento desses pilantras:
HYUNDAI TUCSON O MELHOR DO MUNDO?
RANKING DO JDPOWER DIZ QUE É O ÚLTIMO DA LISTA
21/01/2010 | Por: Fábio Trindade
O Grupo Hyundai CAOA, representante da marca no Brasil, está veiculando uma propaganda do Tucson na TV, geralmente em horário nobre, em que utiliza as seguintes expressões: “Tucson 2010, eleito pelo JD Power, o melhor do mundo. Eleito pela Quatro Rodas, o melhor do Brasil”. Sem dúvida, a propaganda tenta enganar os consumidores brasileiros com informações não verdadeiras, pois de acordo com o ranking do JDPower, o Hyundai Tucson aparece em último lugar.
Na verdade, na categoria em que o Tucson é vendido nos Estados Unidos, os vencedores do JDPowers são o Chrysler PT Cruiser e o Honda CR-V. Mesmo assim, a Honda nunca utilizou-se deste prêmio para veicular qualquer comercial do seu modelo no país.
A imagem abaixo é uma reprodução do ranking do JDPower:
Sobre a expressão que menciona o prêmio da Quatro Rodas, o Tucson de fato ganhou o prêmio na categoria “Peruas e utilitários esportivos”, onde competiu com os modelos Fiat Palio Weekend, Ford EcoSport e Volkswagen SpaceFox (veja o ranking aqui). Mas o grande vencedor do prêmio “Os Eleitos 2009″ da Revista Quatro Rodas foi o Toyota Corolla, o qual obteve a melhor pontuação geral entre todos os carros avaliados.
Vale lembrar que no ano passado, o Conar ordenou a suspensão de um comercial da Hyundai CAOA a pedido da Kia Motors. Na ocasião, a decisão do Conar mencionava que a propaganda da Hyundai induzia o consumidor ao erro ao passar informações parciais e incorretas.
O conteúdo enganoso deste novo comercial já está repercutindo em sites e blogs do Brasil, como a matéria publicada hoje pelo Best Cars, onde o advogado Arthur Jacob explica todo o processo que o consumidor que comprar o modelo e se sentir lesado pela propaganda deve adotar. Em dezembro, os nossos amigos do Motorpasionpublicaram um desabafo sobre as inúmeras repetições do comercial durante o Natal.
No momento da redação deste post, 21 de janeiro de 2010 às 20h45, a propaganda enganosa foi veiculada mais uma vez, e também continua disponível no site da marca no país. Será que é enganando o consumidor que a marca quer ganhar mercado no Brasil?
Hyundai - A FARSA
HYUNDAI I.30 - A FARSA A Hyundai tornou-se um fabricante importante e
temido pela concorrência e, paralelamente, desenvolve uma política agressiva de
propaganda sempre enaltecendo seus produtos e garantido a satisfação de seus
clientes. Nesse sentido no site da matriz, Hyundai Motor Company encontramos
uma mensagem do CEO Mong-Koo Chung que valoriza o trabalho da empresa através
do aperfeiçoamento da qualidade de seus produtos, mas colocando sempre o
cliente em primeiro lugar. Ao final da mensagem com o famoso “ Last but not
least” ressalta o principal executivo da empresa que “ desde sua criação, a
satisfação do cliente tem sido a maior prioridade da Hyundai Motor´s”
Entretanto a verdade se revela bem diferente.
Ao adquirir um Hyundai I.30, em janeiro deste ano de 2010, junto à Cia
Motors de Botafogo – Rio de Janeiro, no primeiro dia de uso, ou seja, com menos
de 30 minutos de circulação, o veículo apresentou problema mecânico morrendo em
plena aceleração à velocidade de 60 kilometros. Esta foi a “estréia”, que no
segundo dia de uso ( uso ?!) tornou-se um pesadelo, pois o veículo passou a
morrer sistematicamente sempre que acionada a posição D ou R, além de sofrer
forte trepidação no motor, isto sem que tivesse ultrapassado 40 kilometros de
rodagem! Imediatamente foi levado à concessionária Hyundai, Cia Motors ( onde
adquiri o veículo), onde o gerente de vendas, o Sr. Henrique, se restringiu a
receber o carro para apuração do defeito, isso no dia 26/01/2010.
Passaram-se 4 dias e os competentes mecânicos da Cia Motors nada
identificaram como causa do problema. Segundos eles, até mesmo um contato on
line com o fabricante foi feito, mas Mr. Mong Hoo Chung também não identificou
o defeito. Decidiram então que poderia ser a caixa de marchas automática e
resolveram desmontá-la para enviar a São Paulo para exame, conserto ou
substituição, não sabem ao certo. Desta forma, ficou constatado de forma
irrefutável que o veículo apresentava um vício redibitório, ou seja, defeito
oculto que torna o mesmo impróprio para o uso, defeito este que se revela para
o cliente de forma frustânea e, certamente, se de seu conhecimento fosse jamais
o contrato de compra seria firmado.
Em razão do ocorrido formulei uma proposta conciliatória tendo em vista
receber o preço pago de volta com a rescisão do contrato, ou a substituição do
veiculo por outro igual em perfeito estado. Após formular a proposta de acordo
diretamente à Cia Motors (a concessionária), à Hyundai do Brasil , à Hyundai
Motor Company, e à Caoa, sendo a primeira por escrito e as três últimas através
dos seus respectivos sites pelo “atendimento ao cliente”, até a presente data,
já se passaram 15 dias, nenhuma posição acerca do problema me foi passada por
qualquer dos envolvidos : a Cia Motors (através de seus gerentes i. Henrique-
de Botafogo; ii. Roberto Vinhas- geral de vendas ; e Fábio Vieira- geral de
pós-vendas), a Hyundai do Brasil, a Hyundai Motor Company e, ainda, a Caoa. , o
que, por certo, contraria a tão propalada filosofia da empresa de satisfação do
cliente, ignorando, todos os envolvidos - SEM EXCEÇÃO, os problemas que para o
consumidor decorrem em função de uma ocorrência dessa monta.
O pesadelo continua, comprei e paguei por um veículo, mas não me foi
possível sequer utilizá-lo para o fim a que se destina e, por outro lado, vim a
descobrir que a Hyundai é uma farsa, sua preocupação com o cliente é zero!
Portanto, só resta agora acreditar no judiciário onde espero seja possível
obter o devido reparo a todos os danos que me foram causados pela Hyundai e, especialmente
pela Cia Motors onde o veiculo foi adquirido, incluindo aí danos morais pelo
tamanho estresse que venho sofrendo.A você que lê essa mensagem aconselho a
pensar duas vezes antes de pensar adquiri um Hyundai. Certamente tudo não passa
de uma grande mentira, encoberta por milhões em propaganda, mas a bomba já vem
de fábrica e pronta para detonar no primeiro dia de uso. Você ficará em quinto
plano, afinal, você não passa de um cliente da Hyundai.