mentirosos

mentirosos
BLOG ESPECIALIZADO EM DESMASCARAR EMBUSTEIROS E DIVULGAR MATÉRIAS INTERESSANTES.

quinta-feira, 29 de março de 2012

ALTEMAR PONTES, TALENTO GOIANENSE PREMIADO NA FRANÇA


Altemar Pontes de Oliveira, nascido em 28 de abril de 1971 em Goiana, é escritor, escultor, pintor, diretor-executivo da empresa de informática ELÓGICA, formado em Tecnologia em Processamento de Dados. Em 1997 participou de um concurso literário internacional promovido pela Associação Mundial de Escritores Hispânicos, sediada em Paris, França, onde disputaram cerca de 19.000 (dezenove mil) candidatos de várias nacionalidades, evento este chamado 80º Prêmio de Contos Julio Ramirez, e Altemar concorreu com o seu conto "Doce Inferno", que empatou em primeiro lugar com um conto do francês Juan Halius.
A decisão do desempate ficou a cargo do renomado escritor americano Sidney Sheldon, criador inclusive da série televisiva Jeannie é um Gênio. Sheldon decidiu a favor do jovem goianense, devido ao estilo utilizado no seu conto. Com isso, Altemar Pontes tornou-se o mais jovem ganhador do prêmio literário Julio Ramirez e o segundo de origem brasileira (o primeiro foi Carlos Drummond de Andrade em 1942). Outras premiações de Altemar foram: Prêmio Jovem Escritor, da Academia de Letras do Rio Grande do Sul, em 1989; Prêmio Orlando Dantas, da Academia de Letras de Minas Gerais, em 1993; Prêmio Assunção, da Associação Poética de Letras do Paraná. Publicou o livro "Mácula - Resquícios e Máscaras", poesias de 1996, com prefácio de Ariano Suassuna. Em 1998 publicou "Retalhos - Coletânea de Contos". É autor da peça de teatro "Cantos de Escuro". Estreou como pintor com a exposição Cor em Forma, no Gabinete Português de Leitura, no Recife.
Em 2001, de passagem por Goiana, concedeu entrevista ao jornal A PROVÍNCIA, onde revelou sua paixão pela nossa cidade, seu começo de carreira no mundo das artes literárias, seus projetos em andamento e a importância da busca por objetivos.